Rio Motorsports acelera busca por TVs para transmissão da F1 no Brasil em 2021

A Rio Motorsports, nova dona dos direitos de transmissão da Fórmula 1 no Brasil, começou recentemente a acelerar sua busca por um acordo com alguma rede de TV para exibição da categoria a partir da temporada do ano que vem.

A ansiedade para que a parceria ocorra de forma mais rápida possível tem origens comerciais, uma vez que os atuais patrocinadores da transmissão da Globo, declararam interesse em dar continuidade à exibição, mas nada ainda está decidido.

Segundo a dona da Fórmula 1, é muito importante para as suas ambições, manter a exibição do esporte para o grande público, até mesmo pela tradição da exibição do programa no país desde os anos 70. A Rio Motorsports já afirmou que quer essa permanência.

Rio Motorsports acelera busca por TVs para transmissão da F1 no Brasil em 2021
Fonte: (Reprodução/Internet)

Três emissoras demonstraram interesse 

Por enquanto, três empresas demonstraram interesse ativo na aquisição. Em maior escala, a Rio Motorsports se encontra em negociações com o SBT, emissora de Silvio Santos que analisa aumentar o seu portfólio com o retorno da cultura esportiva ao canal, com o início da Copa Libertadores da América. 

Caso concluída, o faturamento que a principal categoria de automobilismo ofereceria ao SBT, seria significativo, uma vez que a emissora se encontra em um momento onde demissões em massa estão ocorrendo. Em menor escala, Globo e Band ainda seguem interessadas em conversar.

Globo quer manter programa, mas decisões pesam

A emissora carioca afirmou que quer manter as transmissões do esporte, que rendem faturamentos e audiência consideráveis, tanto na TV aberta, quanto na fechada. O que pesa, segundo ela, é a conversa com a Rio Motorsports, que propõe condições em futuros contratos de televisão.

Entre as exigências, está o espaço para os parceiros comerciais da recém detentora dos direitos autorais de exibição, o que é descartado pela Globo. Porém, a Rio Motorsports afirmou que este ponto é totalmente negociável, devido às mudanças recentes no que concerne o futebol.

Atual temporada encerra ainda em dezembro

A temporada atual do esporte acaba em dezembro deste ano. Galvão Bueno não irá poder narrar nenhuma corrida mais, logo no ano de encerramento de contrato da categoria com a Globo, por se encontrar no grupo de risco da Covid-19.

Segundo a emissora, a temporada irá receber um tratamento digno até chegar em seu fim. Requisitada pelo portal Uol para falar sobre as possíveis negociações com as emissoras citadas, a Rio Motorsports optou por não realizar nenhuma declaração.