Fórmula 1 pode não ser transmitida no Brasil em 2021

O Grupo Globo ainda não assinou o contrato com a Fórmula 1 para as transmissões de 2021. Especula-se que a Liberty Media, empresa dona dos direitos comerciais, não encontra um acordo financeiro.

Algumas emissoras já foram procuradas para exibirem as corridas da Fórmula 1, como a Band, mas não foi possível do negócio ser fechado por conta dos altos preços requeridos pelo Liberty Media.

No Brasil, a TV aberta oferece a maior audiência a F1. Por isso, os negociadores comerciais do esporte estão pesquisando por outros canais de TV aberta.

Fórmula 1 pode não ser transmitida no Brasil em 2021
Fonte: (Reprodução/Internet)

Valores altos

O contrato com a Rede Globo para a transmissão das corridas de Fórmula 1 vai até o final da temporada de 2020. Os negócios vão mal com a Liberty Media, tanto que as negociações não acontecem desde 2019.

Segundo a reportagem do UOL Esporte, a Globo demonstrou interesse em renovar os direitos de transmissão da Fórmula 1 em 2019. O valor oferecido foi de US$ 20 milhões, porém a Liberty Media não esteve satisfeita com a quantia ofertada e exigiu US$ 22 milhões. A Globo rejeitou o preço, visto que a Fórmula 1 não vale tanto no país. 

Baixa audiência

A Rede Globo parece não ver mais proveitoso um grande investimento na Fórmula 1 pela queda de audiência. Nas décadas de 80 e 90, a categoria popularizou no país e então a comercialização fora muito amigável.

As corridas de Fórmula 1 estão sendo dispensadas pelos brasileiros por conta da falta de um piloto brasileiro de renome, ou novos resultados. Atualmente, muitos pilotos pagam e são patrocinados para participarem da corrida, o que a torna mais desinteressante.

A emissora brasileira oferece o maior alcance mundial para a Fórmula 1, que é de 115 milhões de telespectadores. Porém, a detentora de direitos comerciais deseja receber mais do que com a audiência.

Embates

Desde 2016, ano que a Liberty Media comprou direitos da Fórmula 1, a empresa não constrói uma boa relação com a Rede Globo. Em detrimento a Fórmula One Management, antiga dona da F1, que tinha melhores entendimentos com a emissora.

A Liberty Media deseja além de lucrar com a boa audiência da Globo, com a publicidade também. Esta feita por meio de exposição de marcas durante as corridas e de ingressos para o Paddock.

Negociações com a Rio Motorsports

A Rio Motorsports é a filial que deseja trazer o autódromo da Fórmula 1 para o Rio de Janeiro. Ao ver chances de negociar os direitos da competição, iniciou os negócios com a Liberty Media.

Em pesquisa da UOL Esporte, a Rio Motorsports fez uma proposta para obter os direitos de transmissão da Fórmula 1, e de realizar o GP do Brasil de 2021 e 2030 no Rio de Janeiro.

O acordo da empresa consisita em dividir a exibição da corrida para canais abertos e de TV por assinatura. E então, a publicidade dos intervalos comerciais e os patrocínios também seriam divididos. A Liberty Media teria direito de 5% a 10% do valor total.

Globo como parte do negócio

A Rede Globo estaria incluída na proposta da Rio Motorsports, e então poderia fazer parte do grupo de canais de TV que transmitiriam algum lance da Fórmula 1. A Liberty Media ainda não desistiu de negociar com a Globo.

Ao responder a reportagem da UOL, a emissora carioca apenas enfatizou que os negócios estão parados por conta da pandemia do novo coronavírus.

“Estamos conversando com a F1 sobre a temporada de 2020 e os impactos da pandemia de coronavírus. As conversas e decisões sobre a temporada de 2021 estão em suspenso exatamente por causa da pandemia”, pronunciou a Globo.