Olimpíada 2020 pode ter código de conduta contra o coronavírus

Nesta sexta-feira (9), o CEO de Tóquio 2020, Toshiro Muto apresentou durante uma coletiva de imprensa algumas das medidas que foram discutidas internamente pela entidade a fim de lidar melhor com o que se refere ao acontecimento dos Jogos Olímpicos durante a Covid-19.

O principal motivo da reunião, segundo o empresário, é garantir que haja competição de modo a garantir a segurança de todos os envolvidos. Tais pontos serão apresentados na segunda quinzena de novembro, a Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Além do encontro com o alemão, irão haver reuniões com o novo primeiro-ministro Yoshihide Suga. Dentre as medidas de prevenção criadas, o que mais chamou a atenção dos interessados concerne à possibilidade da existência de um código de conduta na Olimpíada, cabível a punição em sua desobediência.

Olimpíada 2020 pode ter código de conduta contra o coronavírus
Fonte: (Reprodução/Internet)

Olimpíada terá eventos internacionais como base

De acordo com Muto, já houve muitos eventos mundiais que podem servir de inspiração para discutir sobre as iniciativas, e possíveis tomadas de decisões para os jogos, com os parceiros e com o COI. Ele ressalta que Tóquio não irá decidir, e sim dialogar, incluindo o Comitê Paralímpico Internacional e Comitê Olímpico Internacional.

Em seu discurso, o CEO continuou a afirmar que a Olimpíada 2020, que irá ocorrer apenas ano que vem apesar de seu nome, será um evento em que os atletas poderão treinar sem preocupações, bem como competir sem correr possíveis riscos de contaminação.

COI deve aprovar código de conduta

Não há detalhes específicos sobre esse código de conduta, pois ele ainda será discutido com o COI, com os parceiros do Comitê Organizador Olímpico de Tóquio em 2020 e, claro, com a Federação Internacional para garantir o respeito às características de cada modalidade existente.

Provavelmente o COI irá aprovar o estabelecimento de um conjunto de normas uma vez que ele tem o objetivo de diminuir as chances de contágio do novo coronavírus no ambiente olímpico. Eles discutem também a possibilidade da existência de monitores fiscalizando o cumprimento do código de conduta.

“[…] Haverá desafios, claro. Temos pontos de discussão com as federações internacionais individualmente no futuro. Até dezembro, com o COI e com elas, teremos muita conversa, e vamos encontrar itens mais específicos de ação”, completou o CEO.

Tóquio bate recorde no número de novos casos

Ainda nesta sexta-feira (9), Tóquio divulgou um novo recorde referente ao número de infectados (203, com o Japão registrando 627). Este é o segundo dia consecutivo em que pelo menos 200 novas infecções foram registradas na capital japonesa. Pessoas na faixa dos 20 anos são o grupo focal, com pelo menos 60 casos.