Número de técnicos expulsos e advertidos cresce sem presença de torcida

Segundo o Espião Estatístico do GE, apenas nas primeiras rodadas do Brasileirão 2020, já foram aplicadas mais cartões vermelhos para técnicos do que em todo o campeonato referente ao ano passado.

Neste ano, quatro técnicos já foram penalizados de forma direta, sendo eles Tiago Nunes, Guto Ferreira, Enderson Moreira e Mano Menezes, enquanto em 2019 este número foi apenas 3 (Fábio Carille, Vanderlei Luxemburgo e Fernando Diniz).

A comentarista Nadine Bastos falou que entender que um dos motivos para este aumento pode ser a ausência do som feito pela presença de torcida, que geralmente abafa os excessos cometidos pelos treinadores das equipes durante as partidas.

Número de técnicos expulsos e advertidos cresce sem presença de torcida
Fonte: (Reprodução/Internet)

Falta de torcida refletiu em campo 

Segundo a comentarista de arbitragem, o fato de não haver torcida reflete em campo. Com os jogadores e suas comissões técnicas reclamando cada vez mais sobre o que é decidido pela arbitragem, agora toma-se uma atitude após conseguir escutar tudo o que é dito.

O número de cartões amarelos também aumentou. Na última quarta-feira (21), Vasco e Corinthians abriram a 18ª rodada do brasileiro. O técnico do Vasco, Ricardo Zá Pinto, foi advertido com um amarelo, sendo o 26º entre técnicos em 2020. No ano passado, foram apontados 54 cartões amarelos.

Segundo a comentarista e ex-jogador Roger Flores, é possível perceber que os técnicos estão participando de uma forma menos educada, e que a tendência é aumentar cada vez o número de cartões devido à exposição de um ou outro treinador, gerando assim uma pressão maior na cobrança da comissão.

Comissão da arbitragem acompanha a situação

A Comissão de Arbitragem da CBF afirmou que identificou, de fato, um aumento considerável no número de aplicações de cartões. A fim de diminuir o índice de indisciplina, a comissão passou a orientar árbitros reservas para não conversarem com os treinadores, deixando para o árbitro central o controle disciplinar.

“Sim, realizamos um webinar precedendo o campeonato brasileiro sobre a linha de conduta da arbitragem. O tema foi abordado. Enviamos a todos os clubes que disputam as competições coordenadas pela CBF links com o conteúdo deste evento” disse Leonardo Gaciba, chefe da comissão.