Hamilton é campeão da Fórmula 1 – Confira ranking atual

Recentemente, o inglês Lewis Hamilton triunfou no GP da Turquia, conseguindo com o feito se consagrar novamente como campeão mundial da Fórmula 1. Com mais esta vitória, o piloto da Mercedes recebeu seu sétimo troféu referente ao campeonato, sendo o primeiro desta década.

O GP da Turquia teve seu último campeão em 2011, quando o alemão Sebastian Vettel venceu. Entre os anos 2012 e 2019, não houve o Grande Campeonato no país, que só foi retomado este ano com a vitória do inglês. Com a corrida ganha, Hamilton se igualou ao alemão Michael Schumacher.

Antes maior campeão isolado da corrida, Schumacher também possui 7 vitórias na modalidade, sendo ele e Hamilton os maiores campeões da Formula 1. Além da titulação, a vitória também simboliza a chegada à 94ª  conquista do piloto que passou seu próprio recorde.

Hamilton é campeão da Fórmula 1 - Confira ranking atual
Fonte: (Reprodução/Internet)

Começo de corrida não foi fácil para Hamilton

Se tornando um dos maiores campeões de todos os tempos, o piloto conseguiu superar um começo de corrida conturbado devido à pista molhada pela chuva que antecedeu o evento. Durante parte da prova, Hamilton se manteve na quinta e sexta posição, porém, o cenário logo mudou.

Com o asfalto começando a secar, manteve-se na pista enquanto seus concorrentes começaram a trocar os pneus intermediários. Superou o então líder Sergio Pérez, piloto da Racing Point, e alavancou para sua décima vitória, de 14 corridas, ao chegar 31 segundos à frente do mexicano.

Chegou a ser superado por Charles Leclerc na última volta, mas a Ferrari Monegasque perdeu o jogo, caindo para o quarto lugar, atrás do companheiro de equipe Sebastian Vettel que por sua vez compareceu ao pódio pela primeira vez em 2020. Pela rádio, Hamilton mandou um recado:

“É muito importante que as crianças vejam isso… Não dê ouvidos a ninguém que lhe diga que você não pode alcançar algo. Sonhe o impossível. Fale com ele. Você tem que trabalhar por isso, persegui-lo e nunca desistir!” disse Hamilton.

Hamilton precisava superar apenas um piloto 

O piloto da Mercedes só precisa somar 8 pontos a mais que o companheiro Valtteri Bottas, o único que ainda teria chances de lhe impedir de ganhar, mas não só venceu como também viu o finlandês não performar o suficiente para ultrapassar a linha de chegada antes da 14ª posição.

Hamilton bate agora com 307 pontos os 197 do Bottas, e este ainda pode perder para o vice Max Verstappen (170 pontos), que ficou em sexto na corrida de Istambul após se manter em terceiro lugar durante uma rodada.

Hamilton é campeão da Fórmula 1 - Confira ranking atual
Fonte: (Reprodução/Internet)

O pódio, como mostrado na imagem acima, foi composto pelos pilotos Perez e Vettel, que se juntaram ao grande campeão da corrida. A próxima rodada está marcada para acontecer daqui duas semanas, no Barein. Ela será a etapa 15, de um total de 17.

Vitória de Hamilton era dada como impossível por especialistas

Devido às condições existentes nos inícios das corridas, alguns especialistas e entusiastas do esporte não estavam muito confiantes de que o piloto inglês conseguiria alcançar o pódio nesta etapa. Porém, não é a primeira vez que Lewis Hamilton superou as adversidades e saiu como vitorioso de um campeonato.

Desde seu início de carreira, o esportista surpreende alguns veículos ao desempenhar com certa eficiência em corridas, como foi o caso do campeonato que gerou sua primeira vitória em Mônaco na Fórmula 1 2008. Após furar os pneus e encarar pista molhada, Lewis venceu a maratona.

Pilotos com mais títulos na F1 até então:

  • 1) Michael Schumacher e Lewis Hamilton: 7;
  • 2) Juan Manuel Fangio: 5;
  • 3) Alain Prost e Sebastian Vettel: 4;
  • 4) Ayrton Senna, Nelson Piquet, Niki Lauda, Jack Brabham e Jackie Stewart: 3.

As vitórias de Hamilton que eram pouco prováveis, se estendem desde o início de sua atuação, até a mais recente. De acordo com o piloto, um dos pontos essenciais para conseguir conquistar seus objetivos, é confiar em si mesmo e em seu trabalho.