Draft 2020 NBA – Confira os 10 primeiros nomes escolhidos

Recentemente aconteceu o Draft da NBA referente ao ano de 2020. Neste ano, o evento ocorreu incomumente durante o mês de novembro, uma vez que, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, diversas programações esportivas foram modificadas.

O evento concerne ao recrutamento de novos jovens atletas, que geralmente ocorre em julho. Outra consequência da pandemia foi que, pelas normas vigentes de distanciamento social, o sorteio foi realizado integralmente por meios virtuais.

Cada anúncio foi realizado em um estúdio especialmente preparado para o evento, enquanto os atletas inscritos esperavam em suas casas seus nomes serem cantados. Anthony Edwards, ala-armador, ficou marcado na história como o primeiro escolhido no Draft deste ano.

Draft 2020 NBA - Confira os 10 primeiros nomes escolhidos
Fonte: (Reprodução/Internet)

Draft pode ser uma segunda chance para jogadores

A American Basketball League tem 30 times distintos nos jogos leste e oeste. O principal objetivo da temporada regular é chegar aos playoffs, onde os 8 melhores jogadores nas oitavas-de-final disputam o campeonato. Para quem não foi qualificado, é possível obter as 14 melhores posições no Draft. 

A escolha entre as equipes é alternada, todos podem escolher jogadores que nunca jogaram na liga, os chamados rookies. O Draft é dividido em duas rodadas cada uma com 30 opções, então a cada rodada uma equipe tem uma escolha. Isso pode variar devido às mudanças do mercado.

As primeiras 14 escolhas do Draft são reservadas para 14 equipes que não se classificam para os playoffs. Desde então, as escolhas têm como base as categorias dos times da tabela, ou seja, o time mais qualificado para avançar para os playoffs obtém a 15ª escolha geral, e assim por diante. 

NBA Draft Lottery: sorteio é feito gradualmente

São colocadas 14 bolas numeradas em um recipiente. Uma máquina usa 4 bolas para formar uma combinação, com cada equipe tendo uma quantidade de combinações para ser sorteada. Este processo é refeito até que as primeiras 4 escolhas sejam selecionadas, sem a mesma equipe aparecer de novo.

Desta forma, as escolhas de 5 a 14 são baseadas na classificação da temporada regular dessas 10 equipes, ou seja, a pior equipe que não tiver sido selecionada receberá a 5ª escolha geral, e assim por diante. Os três piores times da liga naquele ano têm 14% de chance de vencer a primeira escolha.

Jogadores escolhidos para última equipe na NBA 2020

  1. Anthony Edwards: Minnesota Timberwolves;
  2. James Wiseman: Golden State Warriors;
  3. LaMelo Ball: Charlotte Hornets;
  4.  Patrick Williams: Chicago Bulls;
  5.  Isaac Okoro: Cleveland Cavaliers;
  6.  Onyeka Okongwu: Atlanta Hawks;
  7.  Killian Hayes: Detroit Pistons;
  8.  Obi Toppin: New York Knicks;
  9.  Deni Avidja: Washington Wizards;
  10. Jalen Smith: Phoenix Suns.

O Draft é importante para o equilíbrio do campeonato, pois permite que times que não tenham se apresentado bem nesta temporada obtenham assistências no próximo ano. Nomes como LeBron James e Shaquille O’Neal são os exemplos que mudaram completamente a maneira como sua equipe trabalhava quando eles entraram.