FIVB divulga o calendário da Liga das Nações 2021

Recentemente, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB), divulgou o calendário da Liga das Nações (VNL), de 2021. As seleções mundiais femininas e masculinas, disputarão a partir de maio e, algumas partidas, ocorrerão em solo brasileiro.

A Liga das Nações, campeonato que substituiu o antigo torneio Liga Mundial do vôlei masculino, e o Grand Prix no vôlei feminino, foi cancelado devido a pandemia do novo coronavírus.

A competição se tornou uma das maiores do vôlei mundialmente falando, e estará de volta no próximo ano. Inclusive, trata-se do mesmo ano das Olimpíadas de Tókio, o evento esportivo mais esperado pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

FIVB divulga o calendário da Liga das Nações 2021
Fonte: (Reprodução/Internet)

Calendário feminino

A primeira semana será entre 11 a 13 de maio. As seleções disputarão em Cuiabá, no Brasil, na Holanda, Itália e na China. A seleção feminina enfrentará, inicialmente, os Estados Unidos da ponteira Kimberly Hill, o Canadá, e a República Dominicana da oposta Martinez.

A segunda semana ocorrerá ainda no mês de maio, entre o dia 18 e 20. Os palcos serão a Bélgica, China, Sérvia e o Brasil, em Brasília. Nesta ocasião, as meninas enfrentarão a Itália de Egonu, o Japão, e a Rússia de Goncharova. 

Em maio, a partir do dia 25 a 27 de maio, os embates ocorrerão no Canadá, na Turquia, China e Alemanha. O Brasil estará em solo chinês, inclusive jogando contra a seleção que as eliminou nas Olimpíadas do Rio 2016. Confira o cronograma na íntegra:

FIVB divulga o calendário da Liga das Nações 2021
Fonte: (Reprodução/Internet)

Calendário masculino

A seleção masculina estreia na Liga das Nações entre 14 a 16 de maio, nos Estados Unidos, Alemanha, Polônia e Rússia. Em terras americanas, o Brasil enfrenta os Estados Unidos de Taylor Sander, a Argentina e o Canadá.

Na semana 2, os jogos ficaram de 21 a 23 de maio. As partidas serão disputadas na Itália, Rússia, China, e no Brasil, na capital do país. Os meninos terão pela frente a Sérvia, o Japão e a França de Ngapeth. Confira o calendário:

FIVB divulga o calendário da Liga das Nações 2021
Fonte: (Reprodução/Internet)

Preparação para Tókio 2021

As competições que antecedem uma Olimpíada são sempre muito importantes, tanto para uma equipe encaixar o seu estilo de jogo, quanto para ajustes e melhorias. Na Liga das Nações, campeonato internacional, será uma boa oportunidade para as seleções brasileiras.

No masculino, poucos desafios se encontram, visto que, segundo o ranking divulgado recentemente pela FIVB, o time brasileiro ocupa o primeiro lugar entre as seleções mundias, com 427 pontos. A seleção feminina ainda está se encaixando. Desde a última olimpíada, Rio 2016, diversas atletas se afastaram da seleção principal.

O processo de renovação tem dado lugares para outras jogadoras talentosas, como Macris, eleita a melhor levantadora da Liga das Nações passada. No ranking da FIVB, o time feminino se encontra na terceira posição, com 328 pontos. O Brasil representado pelas meninas, visa impor o seu jogo na VNL 2021.