Caso Robinho – Julgamento em segunda instância acontece nesta quinta-feira (10)

O jogador brasileiro Robinho e o seu amigo Ricardo Falco serão julgados em segunda instância na próxima quinta-feira (10). Ambos já foram condenados a nove anos de prisão por estupro coletivo.

A Justiça italiana deve analisar o recurso enviado pelos advogados de Robinho e de Falco às 8h no horário de Brasília. O caso deve ser discutido no tribunal de apelação de Milão, com a determinação judicial podendo sair no mesmo dia.

A defesa do atleta afirma que Robinho não cometeu o crime e que erros de interpretação, mais especificamente de tradução, o fizeram estar nesta posição. Os advogados de Falco também defendem a inocência do réu, porém solicitam pena mínima no caso de prisão.

Caso Robinho - Julgamento em segunda instância acontece nesta quinta-feira (10)
Fonte: (Reprodução/Internet)

Caso pode ser encerrado no dia do julgamento caso haja negação de defesa

Até agora, o procurador da fase de apelação deve entregar à corte as suas colocações finais sobre os acusados. Ainda, três juízes analisarão o caso, como é realizado comumente na Itália. Os profissionais decidirão se os recursos serão aceitos ou não.

O que pode virar o jogo do caso é no caso de negação dos argumentos das defesas, pois dessa forma a sentença pode ser aplicada no mesmo dia. Já se os recursos forem aceitos, outra audiência será remarcada.

O advogado da vítima, Jacopo Gnocchi, disse que acredita que a sentença será confirmada, visto que o tribunal de Milão fez um trabalho correto na apuração do crime. O italiano explicou que primeiramente a fala é do procurador, depois do poder civil e por fim dos advogados.

Julgamentos em segunda instância não costumam ser absolvidos em Milão

Juristas italianos indicam que dificilmente sentenças em segunda instância são editadas no país. Uma pesquisa publicada pelo O Estado de S. Paulo indica que entre 2011 e 2019, o tribunal de apuração de Milão absolveu apenas 7,5% dos julgamentos. 44,3% dos casos foram mantidos e outros 48% passaram por uma alteração de penas.

Caso a defesa ainda tente recorrer, pode-se realizar o julgamento do caso Robinho em terceira instância. No caso, o tipo de julgamento é realizado na corte de Cassação e é o último possível na Justiça da Itália. 

O estupro teria ocorrido entre o dia 22 a 23 janeiro de 2013, na boate Sio Café, em Milão, Itália. Na ocasião, a vítima comemorava o seu aniversário. Robinho, Falco e outros quatro brasileiros foram denunciados como participantes do crime, entretanto estes não puderam ser notificados e processados pois não se encontravam na Itália no final da investigação.