Atletas do PSG e Istanbul Basaksehir deixam partida após suposto caso de racismo

Em partida do PSG contra Istanbul Basaksehir desta terça-feira (8), a rivalidade ficou de lado para que todos os atletas se unissem por um bem maior, a luta antirracista. Os jogadores de ambos os times abandonaram a partida pelo Grupo H da Liga dos Campeões.

Durante o primeiro tempo, o quarto árbitro Sebastian Coltescu teria lançado ofensas racistas em relação a Pierre Webó, ex-atleta e atual funcionário da comissão técnica do clube turco. Após o fato, uma discussão generalizada iniciou-se e os jogadores negaram jogar com a participação do árbitro em campo.

O jogo ficou suspenso por duas hora e acabou sendo remarcado pela Uefa para a próxima quarta-feira (9), às 14h55 no horário de Brasília, com outro grupo de arbitragem. A partida começará a partir dos 13 minutos da primeira parcial, exatamente quando a confusão aconteceu.

Atletas do PSG e Istanbul Basaksehir deixam partida após suposto caso de racismo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Webó levou cartão vermelho após declarar indignação

A revolta se deu quando o lateral brasileiro Rafael, do Istanbul, levou um cartão amarelo. A comissão técnica turca reclamou bastante da marcação do árbitro. Foi quando, como a imprensa romena afirmou, Sebastian chamou o juiz principal, Ovidiu Hategan, e solicitou que ele punisse Pierre Webó. Para pedir a advertência, o árbitro disse:

“Aquele preto ali. Vá lá e verifique quem é. Aquele preto ali. Não dá para agir assim”, se referindo ao camaronês do Instanbul. 

Webó ficou inconformado e questionou por que Coltescu se referiu a ele como “aquele preto”. Ovidiu Hategan chegou até Webó e o advertiu com cartão vermelho. Nesse momento, os membros do Istanbul e do banco de reserva da equipe se revoltaram.

Foi quando os dois técnicos entraram no campo para entender o que estava acontecendo, juntamente aos atletas. Após entenderem ser um caso de racismo, resolveram deixar a partida. O time turco publicou, em suas redes sociais, um texto contra o racismo, este que foi compartilhado pelas mídias do PSG.

Uefa afirmou que abrirá investigação contra o árbitro

A Uefa adiou a partida para o mesmo dia depois da recusa dos jogadores. A partida estava remarcada para às 18h (horário de Brasília), mas mesmo que o PSG tenha ido para o túnel dos vestiários, que é próximo ao gramado, o Instanbul se recusou a terminar o jogo.

Às 19h15, a organização divulgou que adiaria o jogo para quarta-feira, às 14h55. Em pronunciamento oficial, a Uefa disse que iniciará uma investigação sobre o caso, e ainda corroborou que a discriminação não tem lugar no esporte, sobretudo no futebol.

O jogo não mudará a situação do Istanbul Basaksehir na Champions, que já está eliminado da competição. Após o Leipzig ter vencido o Manchester United, o PSG foi realocado para as oitavas de final. Para que a equipe francesa fique no primeiro lugar da chave, será preciso vencer o duelo contra o Istanbul.