Protesto político de Carol Solberg é repudiado pela CBV

Neste domingo (20), após ganhar a medalha de bronze na etapa de Saquarema-RJ, Carol Solberg, em entrevista, protestou contra o presidente da república. Ao falar com o Sportv, a jogadora disse “fora Bolsonaro”.

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), publicou uma nota oficial em repúdio ao ato da atleta. A organização disse que a manifestação política não condiz com a atitude ética que os atletas devem zelar.

A etapa de Saquarema consagrou a volta do vôlei de praia no Brasil. Em uma organização semelhante à da bolha na Disney da NBA, médicos da CBV trabalharam na criação de um protocolo de segurança para que a competição pudesse acontecer.

Protesto político de Carol Solberg é repudiado pela CBV
Fonte: (Reprodução/Internet)

Carol disse ‘fora Bolsonaro’

Após a vitória na partida que valeu o terceiro lugar, contra a dupla Josi e Juliana, Carol Solberg e sua dupla Talita ofereceram entrevista ao Sportv. Carol finalizou a conversa com a imprensa com as falas:

“Só pra eu não esquecer, fora Bolsonaro!”

A afirmação gerou uma nota oficial da CBV, que foi de contra com o ato. Segundo a instituição, é repudiada qualquer manifestação de cunho político nos seus eventos. Ainda foi dito que, a atitude de Carol, causou tristeza e insatisfação aos dirigentes da entidade. 

Em entrevista ao Blog Olhar Olímpico, do jornalista Demétrio Vecchioli, Carol disse que a sua fala foi necessária pelo maneira que o atual governo tem lidado com questões tão importantes, como a pandemia e os incêndios no Pantanal. 

Protestos em outros esportes

Uma onda de manifestações políticas no esporte vem acontecendo. Na Fórmula 1, por exemplo, o britânico Lewis Hamilton está divulgando o movimento “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam), que luta contra a violência policial e o racismo estrutural. No pódio do GP da Toscana, Hamilton utilizou camisetas que lembram o assassinato de Breonna Taylor.

Recentemente, algumas partidas da NBA foram boicotadas pelos próprios atletas, que se recusaram a entrar em quadra após o assassinato de Jacob Blake, morto pelos policiais americanos com vários tiros, mesmo que o mesmo já estava rendido.

Nota oficial da CBV

A Comissão Nacional de Atleta do Vôlei de Praia da Confederação Brasileira de Vôlei publicou, nesta segunda-feira (21), nota oficial que também criticava a fala de Carol Solberg. Como destaque do documento está a afirmação que a comissão lutará o máximo possível para que esse tipo de situação não ocorra novamente.

Os trechos em destaque da nota oficial da CBV, divulgados no último domingo (20), tratam que o retorno das competições de vôlei de praia foi “manchado” por atitudes como a de Carol. Ainda o termo “denigrem” foi utilizado pela entidade.

O uso de palavras como esta tem sido criticado por movimentos anti-racistas, logo que, o vocabulário utilizado associa a cor negra a coisas ruins. Confira a nota na íntegra.