Lucas Chumbo encara onda gigante e pode quebrar recorde mundial em Nazaré

Nesta quinta-feira (29), o surfista brasileiro Lucas Chumbo foi presenteado com alguns dos melhores big riders do mundo, paredões grandes na meca das ondas gigantes em Portugal.

O feito ocorreu apesar de as maiores ondulações terem sido expostas durante a madrugada de Nazaré, o que acabou por impedir que os surfistas entrassem no pico do swell, como desejavam.

Segundo especialistas, a expectativa é de que Chumbo possa ter quebrado o recorde do surfista paulista Rodrigo Koxa, de 80 pés (24,4 metros), com a onda surfada desta manhã (29).

Lucas Chumbo encara onda gigante e pode quebrar recorde mundial em Nazaré
Fonte: (Reprodução/Internet)

Ondas serão medidas para confirmar feito

Apesar da onda de Chumbo ter sido considerada como a maior do dia, a máquina de paredões ainda se encontra ativa. Há uma estimativa, mas ainda não é seguro estimar detalhadamente o tamanho da onda, uma vez que a medição depende da altura do surfista e do fundo da parede, que precisa ser verificada graficamente.

Devido às altas ondas, resgatar atletas é mais um desafio para a Nazaré. Até ao momento, não foi registrado nenhum acidente grave, pois a lancha de resgate tem feito muitos trabalhos de salvamento — caso contrário, os atletas seriam empurrados para as rochas ou praias da Nazaré.

Elite brasileira contou com mais atletas

A brasileira também é composta pelos surfistas, da categoria big riders, Maya Gabeira, Ian Cosenza, Michelle de Bouillons e Caio Vaz. Além destes citados, Pedro Scooby também faz parte do grupo, e, como Chumbo, também pegou uma onda gigante durante a prática.

Além de Chumbo, brasileira quebrou seu próprio recorde

Este ano, a brasileira Maya Gabeira teve uma novo record no WSL Big Wave Award, após sua onda passar por análise de cientistas e de criadores do projeto da piscina de ondas artificiais de Kelly Slater. Ela surfou em Nazaré no dia 11 de fevereiro, mas o recorde só foi anunciado no dia 10 de setembro.

Quase sete meses após Maya ter pegado a onda, a novidade também foi dita nesta quinta-feira (29). A World Surfing League (WSL) anunciou que a brasileira quebrou o próprio recorde de maior tempo de surf feminino de todos os tempos, com uma nova marca de 73,5 pés (22,4 metros).