O campeonato brasileiro é o mais disputado do mundo, e a disputa pelo posto de artilheiro do ano também não é das mais fáceis. São muitos os jogadores que acabam se destacando no decorrer da temporada, com alguns figurantes da lista sendo até mesmo completos desconhecidos do público em geral.
Jogadores de divisões inferiores também vão bem na pontuação, então já é de se esperar que equipes como Sampaio Corrêa e CSA, que vem fazendo um bom ano, tenham um representante na lista. Além disso, nomes consagrados, como o de Gabigol, também tem presença garantida na lista de artilheiros do ano.
No entanto, assim como foi todo o ano de 2020, o ranking de maiores artilheiros do Brasil no ano também conta com algumas surpresas. Alguns jogadores que teoricamente seriam reservas estão na lista, além de que outros mais experientes também, mas um outro, que está jogando adaptado, é o que mais se destaca entre eles.
Thiago Galhardo lidera o ranking
Desde a contusão de Paolo Guerrero, o homem gol do Internacional, alguém tinha que suprir a ausência do matador peruano. A equipe gaúcha chegou até mesmo a contratar outro jogador, Abel Hernández, para que o posto deixado pelo atacante não ficasse vago.
No entanto, quem assumiu o papel foi Thiago Galhardo. Mesmo sendo meia de origem, ao jogar mais adiantado, o país viu o verdadeiro futebol de Galhardo em campo, com o jogador se destacando como artilheiro e líder de assistência em todo o Brasil.
A temporada é a melhor da carreira de Galhardo, e lhe rendeu até mesmo uma convocação para a seleção brasileira. Para se ter uma ideia de quão bom é o ano para o jogador, ele fez quase um terço dos gols da carreira apenas no ano atual. Além dos números dele, confira os outros postulantes ao topo.
Lista de artilheiros do Brasil em 2020
- Thiago Galhardo (Internacional) – 21 gols;
- Caio Dantas (Sampaio Corrêa) – 21 gols;
- Pedro (Flamengo) – 20 gols;
- Paulo Sérgio (CSA) – 20 gols;
- Nenê (Fluminense) – 19 gols;
- Nunes (Gama) – 19 gols;
- Germán Cano (Vasco) – 18 gols;
- Diego Souza (Grêmio) – 18 gols;
- Léo Gamalho (já deixou o Brasil) – 18 gols;
- Bruno Henrique (Flamengo) – 17 gols;
- Marinho (Santos) – 17 gols;
- Gabigol (Flamengo) – 17 gols.