Série B – Cuiabá tem maior chance de se classificar para a Série A, segundo matemático

No final da Série B, faltando apenas quatro rodadas para o final do campeonato, começa a ficar mais claro quais serão os times mais próximos do acesso à Série A e quais estão lutando contra o rebaixamento.

América-MG e Chapecoense já estão garantidos na Série A de 2021,e outros sete clubes estão no duelo para conseguir as duas vagas que ainda restam. Três equipes estão na mesma corrida, mas com baixíssimas chances.

Na parte mais baixa da tabela, o lanterna Oeste ainda está rebaixado, mesmo que tenha vencido o Cruzeiro. Seis times estão tentando fugir do Z-4. Ainda duas equipes permanecem na 34ª rodada, o Brasil de Pelotas e o CRB.

Série B - Cuiabá tem maior chance de se classificar para a Série A, segundo matemático
Fonte: (Reprodução/Internet)

Cuiabá, CSA e Juventude são os mais prováveis de conquistar o acesso

As projeções foram publicadas pelo site Infobola, com cálculos do matemático Tristão Garcia. Segundo ele, o Cuiabá se encontra na frente de todos os times para conquistar o acesso com 85% de vantagem. 

Logo atrás da fila está o CSA, que possui 50% de chance. O Juventude vem atrás, com 41% de chances, sendo ainda um valor expressivo frente às outras porcentagens. No final da lista, mas ainda com oportunidades está o Operário-PR, que estava mal, bem abaixo do G-4, mas agora conquistou 3% de chances.

Brasil de Pelotas e CRB possui o mínimo, ambos com 1%. O Sampaio Corrêa acompanha a mesma chance mínima após perder muitos pontos na tabela. Já o Cruzeiro nem mesmo está na lista após a derrota para o Oeste.

Oeste está quase garantido no Z-4

Lutando para não cair no Z-4 está o lanterna Oeste, que possui muitas chances de cair nesta rodada. É certo que o clube irá ser rebaixado caso não ganhe do Confiança ou se o Vitória, Paraná ou Figueirense ganharem.

O Figueirense é o único clube entre os seis da lista que ainda não pontuou. Agora, o time encontra-se com 72% de chance de rebaixamento. O Botafogo-SP, que ganhou a sua partida na 34ª rodada, ainda tem 93% de risco.

Vitória com 46% de chance de rebaixamento, Náutico com 22% e Confiança com 2% são os clubes com menos probabilidade de queda. Nesta quinta-feira (14), a 35ª rodada do Brasileirão B é iniciada, durando até domingo (17). A Série B será finalizada no dia 30 de janeiro.