O árbitro de vídeo, popularmente chamado de VAR, chegou no futebol para tirar todas as dúvidas em relação aos impedimentos, gols injustos ou mal anulados, fazendo do esporte algo mais próximo do ideal que sonham. Ao menos na teoria era pra ser assim, mas na prática, a história vem sendo bem diferente.
Também não é de se crucificar a adoção do árbitro de vídeo, pois são muitos os lances que realmente são solucionados por ele, mas não dá para negar que de vez em quando ele tem algumas decisões equivocadas. Seja interferindo onde não tem que interferir, ou marcando impedimentos duvidosos.
Alguns lances acabam deixando os torcedores de cabelo em pé, pois mesmo com os replays, eles juram que aquilo não aconteceu. E de fato não aconteceram, ao menos em algumas ocasiões. São muitas as reclamações dos torcedores, e podemos conferir abaixo alguns dos erros cometidos pelo VAR no Brasileirão 2020.
Santos x Flamengo
Até hoje os santistas não engoliram muito bem o ocorrido. Primeiramente, houve um gol anulado por impedimento, mas nem mesmo foram apresentadas imagens mais claras sobre o caso, o que já deixou muito torcedor de cabelo em pé.
Depois disso, em cobrança de falta de Marinho, a bola entrou diretamente, mas por uma suposta interferência de Jobson no lance (que não tocou na bola), o gol foi anulado como impedimento. Os jogadores do Santos se revoltaram e o rubro-negro carioca acabou ganhando a alcunha de VARmengo depois disso.
Atlético-MG x São Paulo
O jogo com mando do Atlético-MG deu o que falar depois que acabou. Durante a partida, um gol marcado por Luciano, atacante do tricolor paulista, foi anulado por conta de um suposto impedimento e até mesmo uma linha foi traçada no VAR.
No entanto, o próprio Leonardo Gaciba, Chefe de Arbitragem da CBF, veio a público para falar que a linha foi colocada de maneira errada no lance, e que o gol de Luciano havia sido legal, o que acabou tirando a vitória do clube paulista.
Corinthians x Atlético-MG
Beneficiado por um erro, mas vítima de outro. Em vitória pra cima do Corinthians, fora de casa, o torcedor atleticano teve motivos para reclamar do VAR assim que o jogo começou, com apenas quatro minutos de partida.
O chileno Vargas invadiu a área e ia sair cara a cara com o goleiro Corinthiano, até que o zagueiro Gil o puxou pela camisa. O árbitro nem ao menos foi checar o lance no vídeo, o que indignou os jogadores atleticanos, que pediam pênalti. Ao menos o clube conseguiu sair com a vitória mesmo assim.